domingo, 5 de janeiro de 2014

FESTA DA EPIFANIA

6 de jan. dpl. I. cl. - A
 
Statio ad S. Petrum


Epifania, como dizem os gregos, ou aparição, é a segunda solenidade do ciclo de Natal. Jubilosos celebramos com  santa Igreja a entrada solene do Cristo-Rei no mundo, na humanidade, na alma de cada um de nós. Aquêle que nascera no silêncio da santa noite de Natal, manifesta-se agora aos olhos do mundo. O Rei da eterna glória entra em sua cidade, a nova Jerusalém, a santa Igreja.
 
Os Ofícios litúrgicos, especialmente o da madrugada, Laudes, falam de uma tríplice manifestação de Jesus. Diz a Antífona: "Hoje o Espôso celestial se uniu à Igreja, porque o Cristo lavou no Jordão os crimes de sua Espôsa". No batismo de Jesus, o Padre eterno deu testemunho a seu Filho:"Êste é o meu Filho, a Ele deveis ouvir". - Os Magos se apressam para as núpcias do Rei, com as suas dádivas" (Evangelho).
Com os Magos, somos também nós convidados a apresentar no Ofertório nossa dádiva: o dom de nós  mesmos. E finalmente conclui na Antífona: "E a água se transforma em vinho e os convidados se alegram. Aleluia".
Nas bodas de Caná manifestou-se pela vez primeira o poder divino-real de Jesus Cristo. Assim como os convidados se alegram, nós nos alegramos pela transubstanciação do pão e do vinho no Corpo e no Sangue do Salvador que nos é proposto no banquete nupcial da Eucaristia.
 
A basílica de S. Pedro foi escolhida para a celebração da Missa, neste dia, porque a Epifania desde os tempos mais remotos, é uma das maiores solenidades.
 
Oferecemo-nos com o Cristo (Secreta) e recebemos o Cristo (Postcommunio). A vida interior do Cristão é uma reprodução da vida do Cristo. O fim da Igreja, celebrando o Ano eclesiástico, é este: assim como Jesus se manifestou aos Magos, pedimos que se manifeste a cada Cristão pela luz da fé.

Introitus (Mal. 3,1; 1 Par. 29,12 - Ps. 71,1)

Ecce, advént dominátor Dóminus: et regnum in manu ejus et potéstas et impérium.
Ps. Deus judícium tuum Regi da: et justítiam tuam Fílio Regis. V. Glória Patri.

Eis que aí vem o soberano Senhor; em sua mão está o Reino, o Poder e o Império.
Sl. Ó Deus, dai o vosso julgamento ao Rei; e a vossa justiça ao Filho do Rei. V. Glória ao Pai.