A primeira vez que fiquei sabendo desta igreja foi através do blog http://matrizsaojose.blogspot.com.
Fiquei impressionado com os detalhes artísticos e quis conhecer in loco. Valeu a pena trafegar na estrada Santa Branca-Salesópolis, totalmente abandonada pelo Estado e muito perigosa, para conhecer a simpática cidade da nascente do Rio Tietê.
Toda a atmosfera da Matriz de São José transmite muita paz e também supresa: Uma Relíquia de Santa Paulina está depositada no altar desta igreja.
Anunciação de Nossa Senhora
De acordo com uma antiga tradição: ".. Maria e as outras virgens do Templo receberam ordens para retornar a sua casa e se casarem. Quando a Virgem Maria recusou-se, os anciões oraram por instruções e uma voz no Santuário instruiu a eles a chamarem todos os homens que podiam se casar para a Casa de David e para ele deixarem seus cajados no altar do templo durante a noite. Nada aconteceu. Os anciões então chamaram também os viúvos, entre eles estava José. Quando o cajado de José foi encontrado na manhã seguinte coberto de fores (" as flores no bastão de Jesse") a ele foi dito para tomar a Virgem Maria como esposa e a guardasse para O Senhor. Muitas vezes o cajado florido é mostrado como um bastão de lírios. " (Fonte: cade meu santo).
Fontes: