domingo, 9 de setembro de 2018

ACTO HEROICO EM FAVOR DAS ALMAS


Padre Eterno! Em união com os merecimentos de Jesus e Maria, offereço-vos pelas almas do purgatorio todas as obras satisfactorias de toda a minha vida, como tambem todas as que fôrem em meu favor offerecidas depois da minha morte, pondo-as á disposição de Maria Ss., minha mãe celeste, afim de alliviar as almas por ella preferidas para a maior gloria do Divino Coração de Jesus.

Qual é o quinhão cedido ás almas? Como se vê pela formula, offerecem-se neste acto heroico sómente as obras satisfactorias (essas, sim, todas!), portanto não as obras inteiras, mas só um quinhão, por assim dizer a terça parte de cada obra: a parte satisfactoria. Pois, cada boa obra tem um triplo valor:

1. de enriquecer-nos (valor meritorio), 2. de satisfazer (pagar) as dividas dos peccados (valor satisfactorio), 3. de obter e pedir graças (valor impetratorio).

Pelo acto heroico faz-se doação tão só do valor satisfactorio de cada obra; os dous outros ficam ao doador, a saber: o valor meritorio que representa justamente a parte duradoura e mais preciosa, e o valor impetratorio.

Vantagens. 1. Thesouro no céo. A riqueza do homen no céo é  formada pelo thesouro dos seus merecimentos, isto é, pelo valor meritorio das suas obras. Este, porém, é só um dos tres valores de cada obra, e só elle vae comnosco para o céo, constituindo o nosso dote  a nossa bemaventurança. Pois o valor satisfactorio gasta-se pagando as dividas do peccado; o valor impetratorio é passageiro. Evidentemente seriamos mais felizes e ricos, se pudessemos aproveitar tambem o valor satisfactorio para augmentar o tao precioso valor meritorio. É isto que conseguimos pelo acto heroico. Pois ao merito da obra accresce, neste caso, o merito da doação feita com tanta caridade, fé e fervor.

Além disso, póde-se ganhar todos os dias uma indulgencia plenaria, e na segunda-feira mais outra, ouvindo a missa em suffragio das almas.

2. Seguro contra o purgatorio, dando mais efficacia aos meios de evitar as penas temporaes. Pois, os (modos) caminhos para evitar o purgatorio são cinco:

1. o pagamento pelas obras satisfactorias  (p. e. S. Sacramentos, missa, trabalho, soffrimentos, indulgencias)

2. a vida pura;

3. a oração, (de sorte que Deus, em attenção a ella, perdôa sem obra satisfactoria);

4. o augmento da graça e da dignidade e familiaridade sobrenatural

5. titulo de merecimento, adquirido pelo exercicio de virtudes contidas no acto heroico (caridade, liberalidade, fé, esperança, amor a Deus).

Ora, pelo acto heroico só se sacrifica o 1. caminho; restam portanto ainda quatro caminhos para evitar o purgatorio, que se tornam em virtude daquelle acto mais efficazes, porque Deus concederá mais graças para não commettermos peccados, attenderá com mais liberalidade ao nosso pedido de não sermos separados delle, e nos ha de considerar mais dignos de misericordia.

3. Juizo misericordioso. Deus é livre na medida dos castigos e póde perdoar tudo. Jesus Christo diz numa parabola que um creado insolvente foi completamente perdoado, apezar da sua enorme divida na quantia de 10 mil talentos ( 40 mil contos), mas que foi condemnado immediatamente a pagar o ultimo ceitil, quando não quiz perdoar a um companheiro a insignificancia de cem dinheiros (cerca de 600$000 rs). N. Sr. accrescenta, que o Pae celeste procede do mesmo modo. Ora, no acto heroico exerce-se uma caridade heroica, doando todas as satisfacções, todas as indulgencias para o allivio das almas. Por isso o dOador achará, da parte do juiz, muita misericordia.

4. Advogados poderosos. Maria Ss. os santos anjos e os santos todos, tão honrados e alegrados pela libertação das almas, não deixarão de empenhar-se junto ao throno de Deus em favor do doador, para que não seja condemnado ao purgatorio, ou ao menos não soffra lá por muito tempo.

Quem o fizer o acto heroico, não precisa rezar sempre pelas almas; elle póde continuar nas suas orações e obras como qualquer outro christão: só a parte satisfactoria das suas obras é aplicada ás almas do purgatorio. Para isto é sufficiente, ter feito o acto uma vez. Não se exige que seja renovado todos os dias. Nem é necessario rezar sempre por todas as almas do purgatorio. Pode-se rezar tambem por uma alma determinada e aplicar a ella as satisfacções.

Fonte:

  • Orae. Manual completo de orações e intrucções religiosas. Casa Editora Catholica J. Steinbrener. 1935 pág. 383-386.




quarta-feira, 5 de setembro de 2018

BOLETIM PRÓ-VIDA

1
Periódico de defesa da vida e da família
Distribuição gratuita
Edição n.º 231 — 1º de setembro de 2018
Remetente: Pró-Vida de Anápolis, Endereço: Caixa Postal 1995 CEP 75.043-970 - Anápolis - GO. Telefones: (62)3313-4792 / (62)3315-9413, www.providaanapolis.org.br: E-mail: provida@providaanapolis.org.br
Pe. Luiz Carlos Lodi da Cruz é o autor de toda a matéria deste informativo, salvo indicação em contrário.
Publique isto em seu jornal, revista ou sítio! Urgente!
Eleições 2018 e o método PPP
(quando a Igreja deve emitir juízos também sobre realidades políticas)

Ensina-nos o Catecismo da Igreja Católica:
Faz parte da missão da Igreja emitir juízo moral também sobre as realidades que dizem respeito à ordem política, quando o exijam os direitos fundamentais da pessoa ou a salvação das almas1.
Portanto, quando não se trata de preferências ou gostos pessoais, mas de temas moralmente fundamentais como a legalização do aborto, o reconhecimento das “uniões homossexuais”, o ensino da ideologia de gênero nas escolas, a Igreja pode e deve posicionar-se.
Em um Estado sadio, tais temas nem sequer seriam objeto de discussão. Quem – em sã consciência – ousaria negar que a vida humana é inviolável, que a família natural é alicerçada no matrimônio entre um só homem e uma só mulher, que entre os dois sexos há diferenças naturais que não dependem da sociedade ou da cultura?
Mas como vivemos em um Estado “louco” (ou “laico”?), em que até o Direito Natural é questionado, a Igreja vê-se obrigada a intervir para lembrar que há valores não negociáveis em política.
Como já expusemos nas eleições de 2014, convém o usar o método PPP para a seleção dos candidatos. Primeiro, o Partido, depois, o Passado, por último as Propostas do candidato.
1 Catecismo da Igreja Católica, n. 2246, citando “Gaudium et Spes”, n. 76.
2
artido Um exemplo de partido incompatível com a moral cristã é o Partido dos Trabalhadores (PT). No 6º Congresso Nacional do PT, ocorrido em junho de 2017, foram aprovadas resoluções que incluem a convocação de uma nova Assembleia Constituinte (n. 33), sintetizada em treze capítulos (n. 34). No capítulo 12, dedicado ao “Direito das mulheres”, lê-se: “Descriminalização do aborto e regulamentação de sua prática no serviço público de saúde”. No capítulo 13, dedicado aos “Direitos humanos”, lê-se: “Descriminalização progressiva do consumo de drogas. Constitucionalização dos direitos de casais homoafetivos como entidade familiar plena”2. Todo candidato filiado ao PT é obrigado a acatar essas resoluções. O Estatuto do PT põe como requisito para ser candidato pelo Partido “assinar e registrar em Cartório o ‘Compromisso Partidário do Candidato ou Candidata Petista’” (art. 140, c). Tal assinatura, diz o Estatuto, “indicará que o candidato ou candidata está previamente de acordo com as normas e resoluções do Partido, em relação tanto à campanha como ao exercício do mandato” (art. 140, §1º). Se o político contrariar resoluções como essas, que apoiam o aborto, as drogas e as uniões homossexuais, “será passível de punição, que poderá ir da simples advertência até o desligamento do Partido com renúncia obrigatória ao mandato” (art. 140, §2º) 3. Ao defender o aborto, o PT se mostra coerente com a ideologia socialista que ele abraça. O artigo 1º de seu Estatuto diz que o objetivo do Partido é “construir o socialismo democrático”. Ora, São João Paulo II explica que o erro fundamental do socialismo é de caráter antropológico. De fato, ele considera cada homem simplesmente como um elemento e uma molécula do organismo social. [...] O homem é reduzido a uma série de relações sociais, e desaparece o conceito de pessoa como sujeito autônomo de decisão moral4. O socialismo vê na criança por nascer algo que está subordinado à vontade da sociedade. Se for proveitosa para a sociedade, que nasça. Se for trazer ônus ao Estado, se trouxer mais custos que benefícios, que seja abortada.
Eis a lista dos partidos que se declaram comunistas, socialistas e/ou favoráveis à causa antivida e antifamília.
2 PARTIDO DOS TRABALHADORES. Resoluções aprovadas pelo 6º Congresso Nacional, jun. 2017, p. 39. http://www.pt.org.br/wp-content/uploads/2017/07/6-congresso-pt.pdf
3 PARTIDO DOS TRABALHADORES. Estatuto. http://www.pt.org.br/wp-content/uploads/2016/03/ ESTATUTO-PT-2012-VERSAO-FINAL-alterada-outubro-de-2015-2016mar22.pdf
4 JOÃO PAULO II, Encíclica Centesimus annus, 1991, n. 13
P
3
Partido dos Trabalhadores (PT) - 13
Partido Comunista Brasileiro (PCB) - 21
Partido Popular Socialista (PPS), sucessor do PCB - 23
Partido Comunista do Brasil (PC do B) - 65
Partido da Causa Operária (PCO) - 29
Partido Democrático Trabalhista (PDT) - 12
Partido da Mobilização Nacional (PMN) - 33
Partido Pátria Livre (PPL) - 54
Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) - 50
Partido Socialista Brasileiro (PSB) - 40
Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) - 16
Partido Verde (PV) – 435
Rede Sustentabilidade (REDE) - 186
Exclua, portanto, os candidatos cujos números começam por
13, 21, 23, 65, 29, 12, 33, 54, 50, 40, 16, 43 e 18
Não votar em tais candidatos – mesmo que sejam seus amigos – é um ato de correção fraterna. Votar neles é ser cúmplice do erro que eles cometeram ao filiar-se a um partido anticristão.
assado
Excluídos os candidatos pertencentes aos partidos acima, é preciso agora examinar o passado de cada candidato. Se ele já foi parlamentar, deve-se examinar como foi o seu voto nas questões relativas à vida e à família.
Em http://www.providaanapolis.org.br/ pode-se clicar à esquerda em “Como votaram” e obter-se o posicionamento passado de alguns candidatos em relação ao aborto, à destruição de embriões humanos (lei de biossegurança) e à ideologia de gênero nas escolas.

Propostas

As propostas só merecem ser examinadas se o candidato já passou pelo crivo do Partido e do Passado. Se o Partido é bom (ou pelo menos neutro) e se no Passado o candidato não teve
5 O PV não se declara socialista, mas em seu Programa defende o homossexualismo e a legalização do aborto (cf. http://pv.org.br/wp-content/uploads/2011/02/programa_web.pdf).
6 A REDE não se declara abortista, mas Marina Silva disse que pelo menos 70% dos fundadores de seu Partido defendem o aborto, a liberação da maconha e a união de pessoas do mesmo sexo (Cf. Paulo GAMA, 70% dos fundadores da Rede defendem união gay e legalização da maconha, diz Marina. Folha de S. Paulo, 17 jul. 2013, in https://www1.folha.uol.com.br/poder/2013/07/1312738-70-dos-fundadores-da-rede-defendem-uniao-gay-e-legalizacao-da-maconha-diz-marina.shtml). Além disso, é sintomático que a REDE tenha se coligado ao PV, declaradamente abortista.
P
P
4
envolvimento com o aborto, a ideologia de gênero nem com a causa socialista... tem chance de ser um bom candidato.
Ainda assim, vale a pena ouvir suas propostas. Propostas muito vagas (sou a favor da vida, sou a favor da boa educação...) valem menos do que propostas concretas (sou contra a legalização do aborto, quero excluir a ideologia de gênero das escolas, quero que os pais tenham o direito de decidir sobre a educação de seus filhos, estou disposto a vetar uma lei abortista aprovada pelo Congresso, quero acabar com o desvio de verbas públicas para o aborto no SUS...)7.

Rezemos todos os dias, às 15 horas, se possível diante do Santíssimo Sacramento, pedindo ao Eterno Pai que, pela dolorosa paixão de seu Filho, tenha misericórdia de nós e livre-nos da maldição do aborto.
“Nessa hora conseguirás tudo para ti e para os outros” (Diário de Santa Faustina, n. 1572).
Oração pelo Brasil
Ó Maria, concebida sem pecado,
olhai pelo nosso pobre Brasil,
rogai por ele, salvai-o.
Quanto mais culpado é,
tanto mais necessidade tem ele
da vossa intercessão.
Ó Jesus, que nada negais a vossa Mãe Santíssima,
salvai o nosso pobre Brasil.
Doações
Aceitamos doações de papel A4 para a impressão deste boletim. Aceitamos também ofertas de fraldas, roupas de recém-nascido, gêneros alimentícios e material de limpeza. Nosso endereço é: Rua Bela Vista, Quadra M, Lote 65, Jardim Goiano, 75140-460 – Anápolis – GO.
Doações em dinheiro podem ser feitas mediante depósito na Agência 0324-7, CC 7070-X, Banco do Brasil, titular “Pró-Vida de Anápolis”, CNPJ 01.813.315/0001-10.
Avise-nos a data e o valor doado, para fins de lançamento contábil, através do e-mail escritorio@providaanapolis.org.br, do WhatsApp (62)985813791 ou do telefone (62)3313-4792.
Santa Gianna Beretta Molla, rogai por nós!
7 Deve-se recordar que, mesmo em caso de gravidez resultante de (suposto) estupro, o aborto permanece sendo crime, haja ou não aplicação da pena ao criminoso. Mas se o aborto é crime, como o Estado pode financiá-lo?


domingo, 2 de setembro de 2018

PRÓ-VIDA AGOSTO 2018


CLICK NA IMAGEM PARA VISUALIZAR







domingo, 12 de agosto de 2018

15 MINUTOS EM COMPANHIA DE JESUS SACRAMENTADO

Para melhor visualização, basta clickar na figura.








PRÓ-VIDA

Click nas imagens para a leitura do boletim.










ANNO ECCLESIASTICO

 imagem do apostolado forma extradordinaria do rito romano




O anno civil não é outra cousa senão a divisão de 365 dias em 12 partes, sem significação (interna) alguma. O anno ecclesiastico, porém, é a representação da vida de Nosso Senhor Jesus Christo.

A vida de Jesus Christo é representada aos fieis em tres modos:
  • a vida histórica, pelos santos evangelhos;
  • a vida sacramental e actual, na santa missa;
  • a vida mystica, pelo anno ecclesiastico. 


Tres são os momentos principaes na vida de Nosso misericordioso Salvador: a vinda da salvação, pelo nascimento; a realisação  da salvação, pela morte e ressurreição; a consummação da salvação, pela vinda do Espirito Santo e a fundação da Igreja. Tres são, portanto, as festas, que dão a orientação do anno ecclesiastico: Natal, Paschoa, Pentecostes, enchendo com a sua epocha de prepraração e perpetuação o espaço de um anno civil.

Tres são, portanto, as epocas de preparação: o advento para o Natal, a quaresma para a Paschoa, a novena do Espírito Santo para o Pentecostes. Tres são as epochas de perpetuação das graças proprias de cada uma das tres festas principais: os 6 domingos depois de Epiphania, os 6 domingos depois da Paschoa, e os (ordinariamente) 24 domingos depois de Pentecostes, de sorte que ha tres periodos ou cyclos festivos:

1. o cyclo natalicio: Advento, Natal e domingos depois de Epiphania;
2. o cyclo paschal: quaresma, Paschoa, e domingos depois da Paschoa; 
3. o cyclo pentecostal: novena do Espírito Santo, Pentecostes, e domingos depois de Pentecostes.

1. Cyclo natalicio. O centro do primeiro periodo é a festa do Natal. O Advento, com as suas quatro semanas, lembra os quatro mil annos antes do nascimento temporal de Jesus Christo e os estragos então causados pelo peccado. O christão, reconhecendo tambem na sua alma o peccado, deseja por sua vez ser livre delle pela vinda do Senhor, e prepara-se pela penitenciaa recebel-o dignamente. Este espirito de penitencia é indiaco pela côr roxa de casula na missa dos domingos. No dia de Natal apparece o Salvador, e em redor delle os santos, cujas festas se celebram durante a oitava de Natal. Pela côr branca, a Igreja manifesta a sua alegria; a côr encarnada nos dias dos martyres indica o seu ardente amor a Deus.

No dia de Reis o Salvador se revela ao mundo, e continua a ser a vida do mundo. Pelo que, nos domingos depois de Epiphanianosso divino , a casula é verde, côr esta que, lembrando a vida da planta, symbolisa Jesus Christo, que se chama a vida, e Ss. Trindade, que é a vida em sua perfeição.

2. Cyclo Paschal. O centro deste segundo periodo é a festa da Paschoa da Ressureição. A preparação principia no domingo de Septuagesima.
Em sina de penitencia pelos peccados e do lucto pela morte de Jesus Christo, não se canta mais a Aleluia, e a côr da casula é roxa na missa do tempo. Os domingos seguintes tem o nome de Sexagesima e Quinquagesima.

Com a quarta-feira de cinzas começa uma penitencia mais seria, conforme a significacao da cinza usada neste dia. A cinza era outrora imposta só áquelles christãos, que por peccados publicos deviam sujeitar-se á penitencia publica, iniciada neste dia solemnemente; hoje, que está abolida a penitencia publica, põe o sacerdote a cinza na cabeça de todos os fieis, em signal da humildade e penitencia voluntaria.

Seguem os quatro domingos da quaresma, o Domingo da Paixão, em que são veladas as imagens dos altares, em signal da dôr sobre a ameça da morte contada no evangelho do dia, e que obrigou o Savador a esconder-se. O Domingo denominado de Ramos, porque Jesus Christo na sua entrada em Jerusalem foi acompanhado do povo munido, em honra delle, de ramos de oliveira e de palmeira, inicia a Semana Santa: dedicada á veneração da morte do nosso divino Redemptor. Na quarta-feira canta-se o officio de trevas, chamado assim porque outrora esta funcção sacra se fazia sem luz.

A Quinta-feira Santa lembra a instituição da santa Eucharistia na ultima ceia de N. Senhor.
Durante a unica missa que se diz, tem começo o silencio dos sinos em signal do lucto rigoroso da Igreja, esposa de Jesus Christo, pela paixão delle, terminando no Sabbado de Alleluia. Num altar conserva-se a santa Eucharistia exposta á adoração publica.

Dão á Quinta-feira Santa o nome de Endoenças, <> na sua agonia e paixão.

Na Sexta-feira da Paixão não ha missa, mas só as tocantes ceremonias da veneração da cruz seguida da communhão do celebrante, que se serve para este fim da santa hostia consagrada no dia anterior e guardada no altar da exposição. No dia do cruente sacrificio no Calvario não se offerece o incruento sacrificio da missa.

O fogo novo, extrahido de uma pedra, e o cirio paschal benzidos no Sabbado Santo lembram a Jesus Christo, resurgindo do sepulcro de pedra para uma nova vida, e illuminando o mundo pela sua santa doutrina. Pela agua baptismal que se benze, Jesus Christo communica a nova vida tambem aos homens no sacramento do baptismo.

Paschoa significa passagem, porque Nosso Senhor passou da morte á vida, e o christão deve passar da sua vida imperfeita para uma vida mais perfeita. A festa da Paschoa é a maior do anno ecclesiastico.

O tempo paschal termina com a festa da Ascensão de Jesus, precedida das Rogações, tres dias consagradas a preces publicas. Os paramentos no tempo da Paschoa são brancos, em signal de alegria.

3. Cyclo pentecostal. O centro do terceiro periodo do anno ecclesiastico é a festa do Espirito Santo, preparada pela novena em sua honra, e celebrada em commemoração da sua vinda gloriosa para consummar a gloria de Jesus Christo, estabelecendo e santificando a Igreja, que é  o reino e o corpo mystico de Jesus Christo. Seguem as festas da Ss. Trindade, Corpo de Deus, e do Sagrado Coração de Jesus. As festas de Nossa Senhora e dos santos embellezam, como outras tantas estrellas em redor do sol, o anno ecclesiastico. A santa missa, nos domingos, se diz com paramentos verdes, côr que significa, que a Ss. Trindade e o Homen-Deus, Jesus Christo, são a vida eterna.

Pelo fim do anno (em Outubro), a Igreja lembra mais uma vez os mysterios de nosso Senhor pelo rosario, e mormente a sua realeza na festa de Christo Rei, aviva a esperança, mostrando-nos a gloria do ceo na festa de Todos os Santos e nos impelle poderosamente a evitar o peccado, abrindo-nos no Dia de Finados o logar dos tormentos: o purgatorio, onde os nossos irmão padecentes pedem e recebem o nosso socorro, como membros do mesmo corpo mystico, de Jesus Christo.

Assim o anno ecclesiastico é uma obra da sabedoria divina, mostrando-nos a vida do divino Salvador nos seus factos principaes, e transformando-nos em Jesus Christo pelo espirito que, pela variedade das festas acompanhada da graça divina, excita e sustenta nos corações.

FONTES:
1. Apostolado FERR
2. ORAE. Manual completo de orações e intrucções religiosas. Casa Editora Catholica J. STEINBRENER. 1936. pg. 266-270.