domingo, 9 de setembro de 2018

ACTO HEROICO EM FAVOR DAS ALMAS


Padre Eterno! Em união com os merecimentos de Jesus e Maria, offereço-vos pelas almas do purgatorio todas as obras satisfactorias de toda a minha vida, como tambem todas as que fôrem em meu favor offerecidas depois da minha morte, pondo-as á disposição de Maria Ss., minha mãe celeste, afim de alliviar as almas por ella preferidas para a maior gloria do Divino Coração de Jesus.

Qual é o quinhão cedido ás almas? Como se vê pela formula, offerecem-se neste acto heroico sómente as obras satisfactorias (essas, sim, todas!), portanto não as obras inteiras, mas só um quinhão, por assim dizer a terça parte de cada obra: a parte satisfactoria. Pois, cada boa obra tem um triplo valor:

1. de enriquecer-nos (valor meritorio), 2. de satisfazer (pagar) as dividas dos peccados (valor satisfactorio), 3. de obter e pedir graças (valor impetratorio).

Pelo acto heroico faz-se doação tão só do valor satisfactorio de cada obra; os dous outros ficam ao doador, a saber: o valor meritorio que representa justamente a parte duradoura e mais preciosa, e o valor impetratorio.

Vantagens. 1. Thesouro no céo. A riqueza do homen no céo é  formada pelo thesouro dos seus merecimentos, isto é, pelo valor meritorio das suas obras. Este, porém, é só um dos tres valores de cada obra, e só elle vae comnosco para o céo, constituindo o nosso dote  a nossa bemaventurança. Pois o valor satisfactorio gasta-se pagando as dividas do peccado; o valor impetratorio é passageiro. Evidentemente seriamos mais felizes e ricos, se pudessemos aproveitar tambem o valor satisfactorio para augmentar o tao precioso valor meritorio. É isto que conseguimos pelo acto heroico. Pois ao merito da obra accresce, neste caso, o merito da doação feita com tanta caridade, fé e fervor.

Além disso, póde-se ganhar todos os dias uma indulgencia plenaria, e na segunda-feira mais outra, ouvindo a missa em suffragio das almas.

2. Seguro contra o purgatorio, dando mais efficacia aos meios de evitar as penas temporaes. Pois, os (modos) caminhos para evitar o purgatorio são cinco:

1. o pagamento pelas obras satisfactorias  (p. e. S. Sacramentos, missa, trabalho, soffrimentos, indulgencias)

2. a vida pura;

3. a oração, (de sorte que Deus, em attenção a ella, perdôa sem obra satisfactoria);

4. o augmento da graça e da dignidade e familiaridade sobrenatural

5. titulo de merecimento, adquirido pelo exercicio de virtudes contidas no acto heroico (caridade, liberalidade, fé, esperança, amor a Deus).

Ora, pelo acto heroico só se sacrifica o 1. caminho; restam portanto ainda quatro caminhos para evitar o purgatorio, que se tornam em virtude daquelle acto mais efficazes, porque Deus concederá mais graças para não commettermos peccados, attenderá com mais liberalidade ao nosso pedido de não sermos separados delle, e nos ha de considerar mais dignos de misericordia.

3. Juizo misericordioso. Deus é livre na medida dos castigos e póde perdoar tudo. Jesus Christo diz numa parabola que um creado insolvente foi completamente perdoado, apezar da sua enorme divida na quantia de 10 mil talentos ( 40 mil contos), mas que foi condemnado immediatamente a pagar o ultimo ceitil, quando não quiz perdoar a um companheiro a insignificancia de cem dinheiros (cerca de 600$000 rs). N. Sr. accrescenta, que o Pae celeste procede do mesmo modo. Ora, no acto heroico exerce-se uma caridade heroica, doando todas as satisfacções, todas as indulgencias para o allivio das almas. Por isso o dOador achará, da parte do juiz, muita misericordia.

4. Advogados poderosos. Maria Ss. os santos anjos e os santos todos, tão honrados e alegrados pela libertação das almas, não deixarão de empenhar-se junto ao throno de Deus em favor do doador, para que não seja condemnado ao purgatorio, ou ao menos não soffra lá por muito tempo.

Quem o fizer o acto heroico, não precisa rezar sempre pelas almas; elle póde continuar nas suas orações e obras como qualquer outro christão: só a parte satisfactoria das suas obras é aplicada ás almas do purgatorio. Para isto é sufficiente, ter feito o acto uma vez. Não se exige que seja renovado todos os dias. Nem é necessario rezar sempre por todas as almas do purgatorio. Pode-se rezar tambem por uma alma determinada e aplicar a ella as satisfacções.

Fonte:

  • Orae. Manual completo de orações e intrucções religiosas. Casa Editora Catholica J. Steinbrener. 1935 pág. 383-386.




Nenhum comentário:

Postar um comentário