sábado, 20 de janeiro de 2024

Filho de Adão

 


Santo Ireneu de Lyon (c. 130-c. 208)
bispo, teólogo, mártir
Contra as heresias, III, 22, 3; 23, 1


«Filho de Adão»

Lucas apresenta uma genealogia que remonta do nascimento de Nosso Senhor até Adão e comporta setenta e duas gerações; deste modo, como que liga o fim ao principio, dando a entender que o Senhor recapitulou em Si as nações dispersas desde Adão, as línguas e as gerações dos homens, incluindo o próprio Adão. É também por isso que Paulo chama a Adão «figura daquele que havia de vir» (Rm 5,14); porque o Verbo, artesão do Universo, tinha esboçado em Adão a história futura da humanidade, que o Filho de Deus assumiria. […]
Tornando-Se o primogénito de entre os mortos (cf Cl 1,18), e recebendo no seu seio os antigos pais, o Senhor fê-los renascer para a vida de Deus e tornou-Se o primeiro e o príncipe dos vivos, porque Adão fora o príncipe dos mortos. […] Ao começar a sua genealogia no Senhor, fazendo-a remontar a Adão, Lucas indica que não foram os seus pais que deram a vida ao Senhor, foi Ele que os fez renascer no evangelho da vida. Da mesma maneira, o nó da desobediência de Eva foi desatado pela obediência de Maria, porque a Virgem Maria desatou pela fé aquilo que a virgem Eva tinha atado pela sua incredulidade.
Era, pois, indispensável que, vindo ter com a ovelha perdida (cf Mt 18,12), recapitulando uma tão longa história, vindo à procura da sua obra, por Ele mesmo modelada (cf Lc, 19,10; Gn 2,8), o Senhor salvasse o homem que tinha sido feito à sua imagem e semelhança (cf Gn 1,26), isto é, Adão.

Fonte:
Evangelizo.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário