segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Igreja de São Gonçalo (St. Gonçalo Church)





The stained above, show us many important things...where are we puting our hearts? We should pay attention on the floor - bag of money, snake  and on the mirror...demon has a mirror in hands....
bag of money = avarice
mirror = vanity
That sained is a advise about our life, in these days. The angel above all cene is sad, maybe crying for that man.We can have a good life, but we shouldn´t forget about God and spiritual things.Where are you heart?
That man is lost...hasn´t salvation, but there is time for us...God`s forgiveness is available for all.

A foto do vitral acima é apenas um conselho a respeito da vaidade e da ganância. Mostra-nos pontos importantes.
Se repararmos na foto, há um saco de dinheiro com uma cobra sobre o chão, e nas mãos de um demônio, há um espelho.
O espelho representa a vaidade e o saco de dinheiro, a ganância , avareza. Portanto, o conselho é não colocarmos os nossos corações no dinheiro ou na vaidade.Podemos nos preocuparmos com a aparência ou ganhar mais dinheiro para melhorarmos de vida, mas com o devido cuidado para não virarmos escravos do dinheiro ou da vaidade e o mundo atual leva exatamente para este caminho.
O anjo pairando sobre todos está triste, talvez chorando por aquele homem, a perda daquela alma.
Alegra-me saber que, enquanto estivermos vivos, o perdão de Deus estará disponível para nós.




Paintings on the ceiling









".... A irmã do meio - São Gonçalo- data de 1757. A Irmandade de Nossa Senhora da Conceição e São Gonçalo Garcia, longeava, a perder-se pelas cercanias de 1724, localizou-se no largo, sob provisão do Segundo Bispo de São Paulo - Frei d. Antônio da Madre de Deus Galvão. A igreja, então,surgiu, pequenina, humilde,acolhedora. Com o correr dos tempos, cresceu, amparada pela assistência dos seus devotos. A primeira reforma foi em 1858, figurando no orçamento provincial uma ajuda de 1:000$000.
A remodelação que a deixou tal qual está- frontispício novo ao sabor do estilo colonial - mereceu cuidados da Baronesa de Gameiro (D. Luísa Eufrosina Quartim), por volta de 1878.
Mas a reconstrução definitiva para a passagem à posteridade e o ingresso, sem deslustre, nas veredas paulistas do século XX, essa teve-a em mãos o sereníssimo Padre Jose de Ângelis, jusuíta, ao tempo em que a administração da igreja já tinha passado à Companhia de Jesus.
Então, sob a batuta desse mavioso cultos das serpaficas harmonias, descantando louvores, na singular e atraente fisionomia da sua bondade, naquela cabeça clara de cabelos encaracolados - maestro e músico, compositor e artista, que conheci e admirei posteriormente- a igreja do Padre de Ângelis, em 1892, consolidou-se na soberania do bairro."

Fonte: São Paulo de Outrora (Evocações da Metrópole) - Paulo Cursino de Moura- páginas 109 e 110.

Nenhum comentário:

Postar um comentário