quinta-feira, 26 de novembro de 2009

CAPELA DOS AFLITOS



























Data da Construção: 1774 e possivelmente reformada em 1869. "Localiza-se no Beco dos Aflitos, beco sem saída,antiquado. " (São Paulo de Outrora - Paulo Cursino de Moura).
" O velho Beco dos Aflitos está lá, terminando na Capela do mesmo nome, cheio de mistérios e de velas acesas por mãos piedosas à intenção das almas que ali repousavam no Cemitério, hoje transformado num quarteirão de habitações particulares." (São Paulo de Outrora - Paulo Cursino de Moura).
".....E dizer-se que, diariamente, estão arrasando as tradições da cidade!" (São Paulo de Outrora - Paulo Cursino de Moura).

terça-feira, 24 de novembro de 2009

IGREJA DA SANTA CRUZ DOS ENFORCADOS - HOLY CROSS OF THE HANGED CHURCH



























"O que de mais interessante lembra o Largo da Liberdade, para quem evoca o passado do Largo da Forca, é a sentimental lenda do Chaguinhas - Francisco José da Chagas - ali executado em 1821.
As cônicas têm-se sucedido sobre este trágico episódio. Uns contam de um modo, outros de outro o martírio do Chaguinhas; mas todos têm a conviccção de que ele vítima de uma injustiça por parte dos juízes que o condenaram.
Dessa convicção, da inocêncica da vítima, nasceu o culto que até hoje se faz à sua memória na Capela da Santa Cruz dos Enforcados, situada no largo, pegado ao Posto Policial, capelinha essa mantida por uma irmandade que se organizou em 1902, com autorização do então Bispo de São Paulo. - D. Antônio Cândido de Alvarenga." São Paulo de Outrora (evocações da metrópole) - Paulo Cursino de Moura. Páginas 119-120.



ARTE SACRA- SACRED ART

CHURCHS AROUND BRAZIL










segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Igreja de São Gonçalo (St. Gonçalo Church)





The stained above, show us many important things...where are we puting our hearts? We should pay attention on the floor - bag of money, snake  and on the mirror...demon has a mirror in hands....
bag of money = avarice
mirror = vanity
That sained is a advise about our life, in these days. The angel above all cene is sad, maybe crying for that man.We can have a good life, but we shouldn´t forget about God and spiritual things.Where are you heart?
That man is lost...hasn´t salvation, but there is time for us...God`s forgiveness is available for all.

A foto do vitral acima é apenas um conselho a respeito da vaidade e da ganância. Mostra-nos pontos importantes.
Se repararmos na foto, há um saco de dinheiro com uma cobra sobre o chão, e nas mãos de um demônio, há um espelho.
O espelho representa a vaidade e o saco de dinheiro, a ganância , avareza. Portanto, o conselho é não colocarmos os nossos corações no dinheiro ou na vaidade.Podemos nos preocuparmos com a aparência ou ganhar mais dinheiro para melhorarmos de vida, mas com o devido cuidado para não virarmos escravos do dinheiro ou da vaidade e o mundo atual leva exatamente para este caminho.
O anjo pairando sobre todos está triste, talvez chorando por aquele homem, a perda daquela alma.
Alegra-me saber que, enquanto estivermos vivos, o perdão de Deus estará disponível para nós.




Paintings on the ceiling









".... A irmã do meio - São Gonçalo- data de 1757. A Irmandade de Nossa Senhora da Conceição e São Gonçalo Garcia, longeava, a perder-se pelas cercanias de 1724, localizou-se no largo, sob provisão do Segundo Bispo de São Paulo - Frei d. Antônio da Madre de Deus Galvão. A igreja, então,surgiu, pequenina, humilde,acolhedora. Com o correr dos tempos, cresceu, amparada pela assistência dos seus devotos. A primeira reforma foi em 1858, figurando no orçamento provincial uma ajuda de 1:000$000.
A remodelação que a deixou tal qual está- frontispício novo ao sabor do estilo colonial - mereceu cuidados da Baronesa de Gameiro (D. Luísa Eufrosina Quartim), por volta de 1878.
Mas a reconstrução definitiva para a passagem à posteridade e o ingresso, sem deslustre, nas veredas paulistas do século XX, essa teve-a em mãos o sereníssimo Padre Jose de Ângelis, jusuíta, ao tempo em que a administração da igreja já tinha passado à Companhia de Jesus.
Então, sob a batuta desse mavioso cultos das serpaficas harmonias, descantando louvores, na singular e atraente fisionomia da sua bondade, naquela cabeça clara de cabelos encaracolados - maestro e músico, compositor e artista, que conheci e admirei posteriormente- a igreja do Padre de Ângelis, em 1892, consolidou-se na soberania do bairro."

Fonte: São Paulo de Outrora (Evocações da Metrópole) - Paulo Cursino de Moura- páginas 109 e 110.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Sé Cathedral - São Paulo City - Brazil






























"Expressão de uma nova sociedade em formação, o gótico estava ligado à cultura que se desenvolvia nas escolas urbanas, ao pensamento que redescobrindo a obra de Aristóteles procurava harmonizar Fé e Razão. Assim, concebia-se Deus como luz (daí os vitrais) e valorizava-se o lado humano (daí o culto à Virgem). A natureza passava a ser vista como parte essencial da Criação. Por isto, procurava-se retratá-la com realismo, para tanto recorrendo-se à observação (através dos sentidos) e à compreensão (através do racionalismo) da natureza. Ora, tal postura revelava tanto uma sensibilidade - cuja melhor expressão é São Francisco - quanto uma nova preocupação intelectual, cuja melhor expressão é a retomada de Aristóteles.Em suma, o gótico se colocou exatamente nesse equilíbrio entre coisas tão diferentes, como as representadas pelo Santo e pelo Filósofo." A Idade Média, Nascimento do Ocidente - Hilário Franco Júnior. Páginas 135-136