quinta-feira, 13 de maio de 2010

FESTA DA ASCENSÃO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO

Dpl. I. com Oitava priv. 3 ord. - A
Statio ad S. Petrum

A festa da Ascensão, diz S. Bernardo, "é a consumação, a coroa das outras solenidades e o têrmo glorioso da jornada terrestre do Filho de Deus".

Durante quarenta dias, permanecera Jesus no mundo, para fortalecer os seus discípulos na fé e os preparar para a vinda do Espírito Santo.
Mas soou enfim a hora de se despedir daqueles que tanto amava.
Ainda que de despedida, essa hora era contudo de grande alegria para o Mestre e os seus discípulos, e para a humanidade inteira. Alegria porque Jesus triunfou. Terminaram as humilhações, os sofrimentos. A coroa de espinhos e opróbrios se converte em coroa de honra, a Cruz ignominiosa, em trono de glória. Alegremo-nos porque o Salvador subiu ao céu para ali preparar-nos um lugar. Porque junto do trono de seu Pai, Jesus continua a interceder por nós e a cumprir a sua missão de Mediador entre Deus e os homens. Alegramo-nos ainda porque a sua subida é o penhor da descida do Espírito Santo. "Se eu não fôr, o Espírito Santo não virá a vós". Alegremo-nos, finalmente, porque êste mesmo Jesus que hoje se esconde aos nossos olhares, descerá um dia em tôda a sua Majestade e todo o seu poder, para julgar os vivos e os mortos, e então os nossos olhos contemplarão extasiados sua santa Humanidade, sem o receio, para sempre afastado, de uma nova separação.
Enquanto a Epístola e o Evangelho narram sucintamente o fato histórico, ouvimos nos Cânticos perpassar estas melodias de júbilo.
Cremos firmemente que o Nosso Redentor subiu ao céu e nesta convicção Lhe dirigimos uma súplica, para que também nós tenhamos em espírito a nossa morada no céu (Oração).

VIRI GALILAEI- Homens da Galiléia, por que, admirados olhais para o céu? Aleluia. Como O vistes subir para o céu, assim Êle virá, aleluia, aleluia, aleluia. Ps. Vós, nações tôdas, batei palmas, celebrai a Deus com voz de alegre canto. 

Post-Scriptum: 16/05 Ascensão

Fonte:
  • Keckeisen, D. Beda.Missal Dominical.5a Edição.Bahia:Oficina Tipográfica do Mosteiro de São Bento,1949.360 páginas

Nenhum comentário:

Postar um comentário