terça-feira, 7 de dezembro de 2010

IMACULADA CONCEIÇÃO DA B. V. MARIA

8 de dez. Imaculada Conceicão da B. V. Maria
Dpl. I. cl. com oitava comum - A
(Festa de preceito)

A santa Missa de hoje, em tôdas as suas partes, anuncia jubilosamente o grande privilégio da Imaculada. Maria Santíssima nunca teve pecado original, nem mesmo no primeiro instante de sua existência; é isto uma verdade divinamente revelada, acreditada pela Igreja desde os princípios do Cristianismo, e, em 1854, solenemente definida como dogma.
Cheia de Júbilo, entoa Maria, no Intróito, um hino em ação de graças diante do trono de Deus. Seu privilégio singular, fruto antecipado da Redenção, é decretado pela mesma Sabedoria divina que determinou a Encarnação do Verbo divino (Epístola). No Evangelho e no Ofertório alegramo-nos ao ouvir a saudação do Anjo: Cheia de graça. É o resumo da festa de hoje. No Gradual dirigimos a Maria, e com razão, as palavras com que outrora celebrou o povo de Israel a sua libertadora, a corajosa Judite.
Pedimos neste dia a Deus que, assim como a graça preservou a santa Mãe do Salvador ao ponto de por sua  Conceição Imaculada ficar imune do contágio do pecado, também nós sejamos curados e livres de nossas faltas.

Fonte:
  • Keckeisen, D. Beda.Missal Dominical.5a Edição.Bahia:Oficina Tipográfica do Mosteiro de São Bento,1949.360 páginas

Nenhum comentário:

Postar um comentário