terça-feira, 7 de dezembro de 2010

PROPRIUM SANCTORUM

AS FESTAS DE NOSSO SENHOR E DOS SANTOS SEGUNDO O CALENDÁRIO

Ao lado das festas do Ciclo temporal, celebram-se outras festas de Nosso Senhor e de seus Eleitos. Nestas Solenidades a santa Igreja honra os seus Santos e algum Mistério particular ou agradece a Deus algum acontecimento notável, na vida da Igreja.

Chamamos "natalícia", dia de natal, às festas dos Santos. Não porque a Igreja celebre o aniversário natalício dos Santos, neste mundo, mas sim a sua entrada triunfal no céu, dia em que nasceram para uma vida melhor. "Preciosa é a morte dos Santos, na presença do Senhor" diz o Salmista. Eis porque também a santa Igreja se regozija e celebra o dia de sua morte como um dia de alegria. O centro da solenidade, como nas festas do Ciclo temporal, é a celebração do santo Sacrifício da Missa. Pela morte de Jesus-Cristo receberam a vida e a morte de seus Santos todo o seu valor. E não sòmente a morte de Nosso Senhor: tôda a sua vida, suas lutas, seus sofrimentos, como a sua vitória final repetidos pelo Mistério do Cristo na Eucaristia, foram a causa da vida e da morte gloriosa de seus Santos.

Para os fiéis, a santa Missa celebrada em honra de SSma. Trindade por ocasião das festas dos Santos é o melhor modo de agradecerem a Deus a sua infinita misericórida para com as criaturas. E é, ao mesmo tempo, um meio poderoso para nos alcançar pela intercessão dêsses nossos gloriosos Irmãos as graças de que necessitamos para militar neste mundo e seguir-lhe os passos.

Unindo-nos nestas Solenidades à Vítima divina, no Sacrifício do altar, nêle procuramos a fôrça para igualmente testemunharmos a nossa fé, pela santidade de nossa vida. E finalmente na santa Comunhão prelibamos já agora um pouco da recompensa que nos é reservada na gloriosa fileira dos Santos.
Fonte:
  • Keckeisen, D. Beda.Missal Dominical.5a Edição.Bahia:Oficina Tipográfica do Mosteiro de São Bento,1949.360 páginas.








Nenhum comentário:

Postar um comentário