domingo, 20 de março de 2011

II. DOMINGO DA QUARESMA

II. DOMINGO DA QUARESMA
I. cl. sd. - U
Statio ad S. Mariam in Domnica

Como no IV. Domingo do Advento, dia que se segue às ordenações do Sábado das Têmporas, assim também neste domingo não havia outrora Missa própria. Mais tarde, conferindo-se as Ordens no sábado pela manhã, foram compostas Missas dos formulários das Têmporas, para êstes domingos. Os textos, escolhidos para os ordenandos, se dirigem também a nós.
Eis o dia da salvação. É a idéia predominante em tôda a Quaresma.
Se, em outros tempos, por vêzes a esquecemos, importa ao menos aproveitar êste santo tempo para trabalhar em nossa salvação. E de que modo? Vivendo uma vida agradável a Deus, pois é vontade de Deus que a nossa santificação seja o caminho para a salvação (Epístola). Anima-nos a transfiguração do Cristo, que é um modêlo da nossa. As palavras do Evagelho: Escutai-O respondamos no Ofertório, dispondo-nos a meditar a lei de Deus para conhecer a sua vontade. As Orações e os Cânticos, embora testemunhem as ânsias e tribulaões em que se encontra a nossa alma, desmonstram, contudo, uma confiança filial no auxílio de Deus.


Epístola (I Tess. 4,1-7). Irmãos: Nós vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus, que assim como aprendestes de nós como convém viver para agradar a Deus, assim andeis de modo a vos aperfeiçoardes cada vez mais.
Sabeis bem que preceitos vos dei em nome do Senhor Jesus. Esta é a vontade de Deus: a vossa santificação; que Vos abstenhais da impureza; que cada um de vós saiba guardar o seu corpo em santidade e honra; não em desejos de sensualidade, como os gentios que não conhecem a Deus. E ninguém oprima nem engane em qualquer assunto a seu irmão; porque o Senhor vingará tôdas estas coisas, como já vo-lo temos dito e atestado. Porque não nos chamou Deus para a impureza, mas para a santificação no Cristo Jesus, Senhor nosso.

Fonte:
  • Keckeisen, D. Beda.Missal Dominical.5a Edição.Bahia:Oficina Tipográfica do Mosteiro de São Bento,1949.360 páginas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário