quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Não ao aborto e aos Herodes de nosso tempo, exorta sacerdote brasileiro

SÃO PAULO, 29 Set. 10 / 05:53 pm (ACI).- Em um artigo intitulado o “Não ao aborto e aos Herodes de nosso tempo”o Pe. Marcelo Tenório da Diocese de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, adverte que “nos partidos políticos sempre há quem defenda uma moral contrária à moral cristã. Entretanto, nenhum outro assumiu isso publicamente como o PT”. “Se o PT assume tais posições e luta por elas, não pode receber o nosso voto. A sua candidata é a Sra. Dilma Rousseff, logo também não pode receber o nosso voto”, afirmou o sacerdote. Assim o Pe. Tenório exorta os católicos a dizerem Não a todos os políticos que querem atuar como modernos Herodes perseguindo os mais indefesos, neste caso, a criança não-nascida, legalizando o aborto. Abaixo reproduzimos na íntegra o texto do Pe. Tenório:


«Muitas pessoas de boa vontade, inquietas e preocupadas com as eleições deste ano, sobretudo para Presidência da República, indagam-nos sobre algumas questões pertinentes:


1. Pode-se votar em candidatos que defendem o aborto, a união entre pessoas do mesmo sexo, a eutanásia, ou qualquer outra coisa contrária à moral cristã?


2. Existe algum partido que defenda de forma clara o aborto, a união homossexual, a eutanásia?


3. A Igreja apóia algum partido político?
 


Bem, comecemos do fim. A Santa Igreja, fundada por Nosso Senhor, tem a missão de anunciar o Reino dos Céus a todos os povos, a fim de que “todos cheguem ao conhecimento da Verdade” (I Tm 2, 4) e possam salvar-se. Ao criar o homem a sua imagem e semelhança Deus Pai lhe infundiu no coração a sua Lei Divina como base para toda e qualquer lei humana, positiva, de forma que toda norma social dela se originasse e a ela convergisse. 



Por isso, respondendo à primeira interrogação, não podemos eleger com nosso voto pessoas que não se alinham à Lei Suprema e Divina e que defendam posições contra a Lei de Deus, ou mais claramente, contra Deus. Votar em quem é a favor da legalização do aborto, quem defende e promove o reconhecimento da união entre pessoas do mesmo sexo, é colaborar com a paganização do Estado, que jamais pode ser laico, visto que deve ser regido por leis em perfeita harmonia com a Lei Divina Positiva. É o que chamamos de Reinado Social de Nosso Senhor Jesus Cristo.



Nos partidos políticos sempre há quem defenda uma moral contrária à moral cristã. Entretanto, nenhum outro assumiu isso publicamente como o PT. Em suas declarações, documentos e práticas, fica bem claro o que ele pensa e para onde ele aponta.



Vejamos os passos que o governo do PT tem dado em direção à legalização do aborto no Brasil e demais atentados contra a moralidade cristã, que nos foi apresentado de forma sintética pelo Dom Luiz Gonzaga Bergonzini, bispo da Diocese de Guarulhos, São Paulo:

Aos 11 de abril de 2005, o governo Lula comprometeu-se a legalizar o aborto no Brasil, assinando o Segundo Relatório do Brasil sobre o Tratado de Direitos Civis e Políticos, apresentado ao Comitê de Direitos Humanos da ONU (nº 45) e, em agosto do mesmo ano, entregou ao Comitê da ONU para a eliminação de todas as formas de descriminalização contra mulher (CEDAW), documento no qual reconhece o aborto como Direito Humano da Mulher.



Em setembro de 2007, no seu IIIº Congresso Nacional, o PT assumiu a descriminalização do aborto e a regulamentação do atendimento de todos os casos no serviço público, como programa de partido. E no dia 20 de fevereiro de 2010, no seu IVº Congresso Nacional, o PT manifestou ‘apoio incondicional’ ao 3º Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3) editado pelo Presidente Lula, no final de 2009. O programa inclui entre outros temas, a defesa da descriminalização do aborto.



O PT puniu os deputados Luiz Bassuma e Henrique Afonso por se recusarem a assinar o Projeto de Lei que tornava livre a prática do aborto...



Mais recentemente, em 16 de julho de 2010 (no mês passado!!!), a Ministra Nilceia Freire, na linha da política do Senhor Presidente da República, propôs a liberação total do aborto em toda América Latina através do Consenso de Brasília.



Chamam a nossa atenção as propostas de governo da candidata à Presidência, que alteram a linguagem mas não alteram o conteúdo. Já apresentou três propostas de Governo, sendo que a segunda ‘maquia’ a primeira, e a terceira ‘maquia’ a segunda retirando tudo que pudesse deixar ‘transparecer’ os objetivos de liberar o aborto, para não ‘prejudicar’ sua candidatura. Há rumores de que, no próximo mês será anunciada uma ‘quarta’ proposta...

Para evitar desgastes na campanha de sua candidata, o Sr. Presidente ‘engaveta decisões sobre temas polêmicos’ (Cf. O Estado de São Paulo – 06/08/2010 – A7). Contrariamente a todos estes ‘ajustes’ que tentam mascarar a verdade, o Evangelho nos manda: ‘O seu Sim, seja Sim. O seu Não, seja Não’ (Mt 5,37). Sem subterfúgios, sem máscaras, para não esconder a verdade...”

O que acabamos de ler é grave e requer de nós católicos posicionamento e radicalidade evangélica. Ensina o Catecismo da Igreja que colaborar com o pecado grave, nem que seja por omissão é comete-lo também. O aborto é pecado grave que brada aos céus por justiça. Votar em qualquer candidato que o apóia é ser réu diante de Deus, é ficar com as mãos sujas do sangue dos inocentes que será derramado mais ainda se esta lei iníqua um dia for aprovada.



Ora, se o PT assume tais posições e luta por elas, não pode receber o nosso voto. A sua candidata é a Sra. Dilma Rousseff, logo também não pode receber o nosso voto.



Lembremo-nos do belo hino que um dia ecoou em nossas catedrais e praças: “Levantai-vos soldados de Cristo! Sus correi! Sus voai à vitória!”

Defendamos a nossa fé! Defendamos a vida dos inocentes indefesos que está em nossas mãos! Defendamos a Família tão querida por Deus. Não queiramos escutar no dia do nosso julgamento aquelas palavras terríveis do Senhor: “Afastai-vos de Mim, vós que praticastes a iniqüidade” (Mt 25, 41).»
 
Texto retirado da ACI digital

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

CAPELA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA - JACAREÍ -SP

 INTERIOR DA CAPELA DE  NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
JACAREÍ - SP


Existe uma postagem antiga com as fotos do exterior da capela. Nesta postagem nova, estão as fotos do interior da capela.

 


 


 




 FONTE:
  •  Fotos por FMC

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

ARTE SACRA (SACRED ART)



Foto por FMC

Foto por FMC




sexta-feira, 17 de setembro de 2010

DOM LOURENÇO FLEICHMAN - ELEIÇÕES


 ELEIÇÕES
DOM LOURENÇO FLEICHMAN OSB

O espetáculo tem algo de grandioso. Parece uma ópera. Seria bufa? Pode ser, tanto faz. O espetáculo tem algo de comédia, de drama, de tragédia, tudo misturado, liquidificado. Imaginem um teatro em que os assistentes não soubessem bem se estavam diante da dor ou da gaiatice barata, da emoção romântica ou da morte trágica. Rapidamente sairia de cartaz, falido e desconsiderado.

Que tipo de mágica detém esses senhores para manter toda uma população de dimensões continentais assistindo e aplaudindo tanta enganação? Seriam eles prestidigitadores? Certamente o são. Todos eles o são.

Percorra, caro leitor, os sites e blogs dos que fazem oposição à candidata do governo. O que vemos? Todos, em uníssono, alertam o Brasil para não votar em terroristas, para não votar no comunismo que já tomou conta de todas as instituições governamentais. Cansei de ouvir falar dos males do Partido, quando o brasileiro mais sério, que guarda a moral católica, zeloso em manter os princípios civilizacionais que criaram o Brasil, não tem opção. A que tipo de oposição assistimos? Que coisa ridícula é essa, de um partido de esquerda, que se diz de centro-esquerda, apresentar um candidato que tem como grande trunfo ter sido líder da UNE? E se acha muito inteligente por ter tido um passado comunista! Cheguei à conclusão que o PSDB nada mais é do que um partido tampão. Ele atua na área política para neutralizar a oposição. Geraldo Alckmin foi literalmente abandonado pelo partido no meio das eleições. E Serra faz parte do time que estabelece esse tipo de política falsificada, onde o que menos importa é um programa de governo.

Algumas pessoas me pedem uma indicação. Não dou. Que cada um siga sua consciência, porque eu não consigo nem pensar em eleições. Tenho náuseas. Um homem de bem, se aceita entrar nesse jogo, deve ser estúpido o suficiente para achar que poderá aplicar o seu bem na politica. Não há como. O sistema é corrompido na sua base e a corrupção dentro do governo nada mais é do que a ponta do iceberg que aparece para os simples mortais. Não me venham falar de cidadania, voto responsável e coisas do tipo. Uma coisa eu sei: isso que está aí não é coisa séria, nem é Democracia, é palhaçada. E ainda me obrigam a ir ao circo!

Minha responsabilidade está nas mãos de Nossa Senhora Aparecida, protetora do nosso Brasil. Mas os milagres só acontecem para aqueles que o merecem, que o pedem, e que estejam prontos a suportar as dores da perseguição. Existe ainda um Brasil assim?

FONTE:


quinta-feira, 16 de setembro de 2010

FILHOS DA PAIXÃO

Descobri um site católico tradicional chamado Filhos da Paixão o qual mostra as dificuldades de um padre  em ser verdadeiramente católico.
Foi combatido por membros do próprio clero e da população, mas venceu no final.
Construiu capelas, igrejas e seminário.
Tudo devidamente documentado. Muito interessante.


domingo, 12 de setembro de 2010

ANIMA CHRISTI - ORAÇÃO

ANIMA CHRISTI


Anima Christi, sanctifica me.

Corpus Christi, salve me.

Sanguis Christi, inebria me.

Aqua lateris Christi, lava me.

Passio Christi, conforta me.

O bone Iesu, exaudi me.

Intra tua vulnera absconde me.

Ne permittas me separari a te.

Ab hoste maligno defende me.

In hora mortis meae voca me.

Et iube me venire ad te,

ut cum Sanctis tuis laudem te

in saecula saeculorum.

Amen



Português



Alma de Cristo, santifica-me

Corpo de Cristo, salva-me

Sangue de Cristo, extasia-me

Água que vem de Cristo, lava-me

Paixão de Cristo, conforta-me

Ó bom Jesus, escuta-me

Entre tuas feridas, esconde-me

Não permitas que me separe de ti

E dos exércitos do maligno, defende-me

E na hora da Morte, chama-me

E deixa-me ir a ti

e com teus santos, te louvar

Pelos séculos dos séculos


FONTE:

Associação Apostolado do Sagrado Coração de Jesus

SANTO ANTÔNIO DE SANT'ANA GALVÃO

CUIDADO COM AS PALAVRAS

Uma advertência de Santo Antônio de Sant'Ana Galvão a respeito das palavras que as vezes proferimos impensadamente:

Residia em Itu um escravo liberto que, ficando doente, fez promessa de levar a Frei Galvão “uma vara de frangos” caso sarasse, o que de fato aconteceu. Por essa razão, amarrando as aves em uma vara, pôs-se a caminho. Aconteceu que ao meio da jornada três frangos lhe escaparam. Recolhei facilmente dois. O terceiro, um “carijó”, fugiu velozmente, irritando o velho, que gritou impaciente: volta aqui, frango do diabo! Nesse momento, entrando em uma moita de espinhos, o frango se deixou apanhar. Após a caminhada, o liberto foi alegremente entregar seu presente ao Frade, que aceitou todas as aves, menos a “carijó”: - Porquê este frango, já o deste ao diabo! – disse-lhe ele.


Foto por  FMC

Fonte:



sábado, 11 de setembro de 2010

CAPELA DO MENINO JESUS E SANTA LUZIA (SÃO PAULO - SP)

CAPELA DO MENINO JESUS E
SANTA LUZIA
foto 1
Em 13 de dezembro de 1901 aconteceu a inauguração da Capela do Menino Jesus e Santa Luzia.
Incluí Menino Jesus porque em outras postagens deste blog esqueci-me do nome completo da edificação.
Anna Maria de Alemeida Lorena Machado gastou do próprio bolso para erigir esta construção de características neogóticas cujo projeto foi encomendado ao arquiteto italiano Domingos Delpiano, falecido em 1920.


As pinturas decorativas que recobrem quase que totalmente o interior da Capela foram idealizadas e executadas pelo pintor-decorador Oreste Sercelli (1869-1927), nascido em Florença (Itália).


Esta capela existe devido a um naufrágio que Anna sobreviveu em uma viagem à Europa. Quando chegou a praia, ela se deu conta que tinha perdido uma imagem do Menino Jesus muito querido por ela.
No outro dia, a imagem apareceu boiando na praia. Então, em agradecimento, ela fez uma promessa de construção de uma Capela em honra aos santos da devoção dela.
Entre estes santos, Santa Luzia.


Em 1920 os descendentes de Anna doaram a Capela à Cúria Metropolitana.

A Capela é um local de celebração da Missa Tridentina:


Endereço: Rua Tabatingüera, 104, Centro (ao lado da Catedral da Sé).
(próxima à uma das saídas do metrô Sé; entrar pela Av. Washington Luis (23 de Maio): depois na saída da J. Mendes)
Contato: (11) 3104-8032
Horários de Missa: Domingos: às 11:00h e às 16:30h (Canto Gregoriano) Confissões antes e depois das missas; 1ª Sexta-feira do mês: 12:00hs; de segunda-feira a sexta-feira às 10h; Sábados: às 12:00h;

 

Existe o Canal da Capela de Santa Luzia no youtube com gravações em FullHD da missa tridentina com canto gregoriano.
O endereço é http://www.youtube.com/capeladesantaluzia








foto 2
foto 3
foto 4
foto 5
foto 6
foto 7
foto 8
foto 9
foto 10
foto 11
foto 12
foto 13
foto 14
foto 15
foto 16
foto 17
foto 18
foto 19
foto 20
foto 21

SANTA LUZIA
Uma mulher que sofreu por ser cristã e  recusou o casamento com um pagão em um matrimônio arrumado pela mãe dela.
O local foi Siracusa, na Itália, no século IV.
A veneração espalhou-se em Roma no século VI assim que a Igreja reconheceu a coragem dela  na defesa da fé.
Esta mulher corajosa prometeu passar a vida a serviço de Cristo. E queria distribuir os bens que possuía entre os pobres.
A mãe dela foi curada de uma doença crônica quando as duas (mãe e filha) rezaram na tumba de Santa Ágata. Mesmo assim a agradecida mãe não estava pronta para ouvir o desejo da filha e o noivo pagão denunciou a corajosa mulher ao governador.
Os cristãos eram (e são ainda hoje) perseguidos e torturados e foi exatamente isto que ocorreu com a corajosa mulher jovem que apenas queria passar a vida seguindo Cristo.
Uma das possíveis torturas: os olhos teriam sido arrancados pelo imperador Diocletiano.
O nome Luzia vem de luz.


Fonte:

Obs:
Quando comecei este blog, estava procurando igrejas para tirar fotos e soube desta Capela e do rito celebrado nela (Tridentino).
Foi uma emoção muito grande frequentar uma missa com padre tradicional, canto gregoriano e toda em latim.
Também fiz um pedido a Santa Luzia, fui atendido.
Toda vez que visito São Paulo vou à Capela do Menino Jesus e Santa Luzia. 

Localização: Rua tabatinguera, 104.Nesta igreja é celebrada a Missa Tridentina, em latim.
Igreja bem conservada, com padre altamente capacitado para a celebração tridentina.


Existe o Canal da Capela de Santa Luzia no youtube com gravações em FullHD da missa tridentina com canto gregoriano.
O endereço é http://www.youtube.com/capeladesantaluzia

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

IGREJA DE SANTA RITA - PARTE FINAL

SANCTAE RITAE 
  
  
  
  

   
Santa Rita nasceu em 1381, Roccaporena (perto de Cassia ou Cascia em italiano), pequeno povoado da Itália. Região da Umbria.
Ela queria ser freira, mas os pais dela (Antônio e Amata) não concordaram e arrumaram um casamento com Paulo de Ferdinando, quando ela atingiu a idade de 18 anos. Ela não reclamou e aceitou a decisão.
Na verdade os pais dela já estavam velhos para gerarem um filho(a) e consideraram-na um presente de Deus.


Mas o marido daquela que viria a ser santa era um homem perdido. Era violento, envolvia-se com outras mulheres e sempre participava de bebedeiras.


Rita sempre orava por Ferdinando e nunca reclamava da violência que sofria. Após alguns anos, o marido transformou-se em um bom homem.
Mas os inimigos que ele fez quando da antiga vida mundana não o perdoaram e mataram-no.


Da união com Ferdinando 2 filhos, foram gerados. Eles queriam vingar-se da morte do pai , mas Rita orou para que isso não acontecesse, preferia vê-los mortos. Não queria eles pecassem.Foi o que ocorreu, pois uma doença ceifou a vida deles.
Tentou entrar para o Mosteiro de Santa Maria Madalena, mas as freiras ficaram com medo da paz no mosteiro ser quebrada, pois um dos membros da comunidade monástica possivelmente era parente dos assassinos de Paolo. Uma briga entre a família do Paolo e a família dos assassinos dele ameaçava estourar.
Rita Orou para os santos protetores dela e buscou apaziguar as famílias rivais. Conseguiu deles um documento que comprometiam-se a não mais brigar. Mostrou o documento para as freiras e conseguiu entrar para o mosteiro.
Também existe a versão de que as portas do mosteiro foram abertas milagrosamente para que ela entrasse, ficando as freiras constrangidas de recusá-la.
Ela rezava muito, se penitenciava e vivia de acordo com as regras agostinianas.Também ajudava os pobres e doentes da comunidade.
Depois de 20 anos de vida religiosa, foi dada a ela um presente singular de Deus. Ela queria sofrer o calvário que Jesus sofreu. Então na fronte dela foi transpassado um espinho resultanto em uma violenta ferida.
Por quinze anos ela sofreu com este estigma. As almas mais santificadas e contemplativas desejam sofrer as dores de Jesus, os estigmas de Cristo. Quando não possuem o estigma, utilizam-se de instrumentos como o cilício.


 Ela ficou confinada em uma cama, dependente da caridade das freiras, na etapa final da vida. Neste confinamento, ela recebeu a visita de uma prima que perguntou se ela desejava algo. Santa Rita disse que queria uma rosa, mas era inverno e a neve cobria os jardins. Não se esperava encontrar uma flor  com o tempo frio. Mas a prima ao chegar em casa, notou que uma rosa nascera no jardim. Uma única rosa, que foi levada a Santa Rita.

Santa Rita morreu em 22 de maio de 1457.


Obs.: Cássia é a tradução do italiano Cascia.


Não deixe de ler:








quarta-feira, 8 de setembro de 2010

ANIVERSÁRIO DO BLOG

O blog Meu Observatório completou dia 03/09 um ano de existência.
Eu queria fazer algo similar ao Catedrais Medievais. Mas eu demorei, nunca dava tempo.
Até que um dia, em uma curva da estrada do Sul de Minas, eu capotei o meu carro novo.
Então, tendo apenas um arroxeado no braço, resolvi fazer o blog como uma forma de agradecimento a Deus por  não ter morrido.
Agradeço a todos pelas visitas.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

IGREJA DE SANTA RITA - Parte 1

SANCTAE RITAE  DICATUM

 
foto 1
 foto 2
 foto 3
 foto 4
SANCTAE RITAE DICATUM
Em Honra a Santa Rita
 foto 5
foto 6
 
Anno Domini 1911 (Ano do Senhor - 1911)
foto 7
 
foto 8

O Holy St. Rita,
exemplary Augustinian Sister,
we honor you for your devotion
to the Passion of Christ.
Although your early life
was filled with disappointment,
frustration, and unceasing tragedy,
you never lost faith and trust in God.
For this you are the patroness
of the impossible,
and our inspiration
and advocate in desperate circumstances.
Then, pray
3 times Our Father...
3 times Hail Mary... and
3 times Glory be...


The Lord's Prayer


Our Father, who art in heaven,
hallowed be thy name,
Thy kingdom come,
Thy will be done,
on earth as it is in heaven.
Give us this day our daily bread,
and forgive us our trespasses
as we forgive those
who trespass against us,
and lead us not into temptation,
but deliver us from evil.
Amen.




The Hail Mary


Hail Mary, full of grace,
the Lord is with thee;
blessed art thou among women,
and blessed is the fruit
of thy womb, Jesus.

Holy Mary, Mother of God,
pray for us sinners now
and at the hour of our death.
Amen.


Glory Be

Glory be to the Father and to
the Son and to the Holy Spirit,
as it was in the beginning, is now
and ever shall be, world without
end.
Amen.




Ó Santa Rita,
exemplo de Irmã Agostiniana,
nós te honramos por sua devoção
a Paixão de Cristo.
Ainda na juventude sua vida foi cheia
de frustação, tragédia incessante e
você nunca perdeu a fé e a confiança em Deus.
Por isto és a padroeira do impossível,
e nossa inspiração
e advogada em circustâncias de desespero.
(Obs.: Tradução livre FMC)
  
ORAÇÃO A SANTA RITA
Ó poderosa e gloriosa Santa Rita,
eis a vossos pés um alma desamparada que,
necessitando de auxílio,
a vós recorre com a doce esperança
de ser atendida por vós
que tendes o incomparável título
de SANTA DOS CASOS IMPOSSÍVEIS E DESESPERADOS.

Ó cara Santa, interessai-vos pela minha causa,
intercedei junto a Deus
para que me conceda a graça
de que tanto necessito (dizer a graça que deseja).

Não permitais que tenha de me afastar
dos vossos pés sem ser atendido.
Se houver em mim algum obstáculo
que me impeça de obter a graça que imploro,
auxiliai-me para que o afaste.

Envolvei o meu pedido
em vosso preciosos méritos
e apresentai-o a vosso celeste esposo, Jesus,
em união com a vossa prece.

Ó Santa Rita,
eu ponho em vós toda a minha confiança;
por vosso intermédio,
espero tranquilamente a graça que vos peço.
Santa Rita, advogada dos impossíveis, rogai por nós.


Fonte: 

domingo, 5 de setembro de 2010

IGREJA DE SÃO ROQUE

foto 1 
foto 2 
foto 3 
foto 4 
foto 5 
foto 6 
foto 7 
foto 8 
foto retirada da Wikipedia - São Roque (Praga-República Tcheca)
O cachorro da escultura faz parte da tradição que São Roque era alimentado por um cão quando estava enfermo e, por isso mesmo, isolado na floresta. O dono do animal seguiu o cachorro que estava com o pão na boca e descobriu o fato.

SÃO ROQUE

Provavelmente nasceu em Montpellier (França), filho do governador daquele período.
Ficou orfão aos 20 anos. Peregrinou até Roma e devotou-se a cuidar das vítimas de uma praga que assolava a Itália. Adoeceu, recuperou-se e realizou muitos milagres de cura.
Na volta a Montpellier, foi preso sob acusação de ser um espião disfarçado. O próprio tio era o Governador que ordenou a prisão e não reconheceu o sobrinho (São Roque).
São Roque morreu na prisão e foi reconhecido pelo tio, então ex-governador, pela marca de nascimento na forma de cruz.
Após a morte de São Roque, muitos milagres foram relatados pela intercessão dele.
Ele é invocado contra a pestilência e a praga, também é patrono dos inválidos.

É conhecido como:
  1. Roch (inglês)
  2. Rocco (italiano)
  3. Roque (espanhol)

Comemoração da festa deste santo: 16 de Agosto.

FONTE: