sexta-feira, 10 de setembro de 2010

IGREJA DE SANTA RITA - PARTE FINAL

SANCTAE RITAE 
  
  
  
  

   
Santa Rita nasceu em 1381, Roccaporena (perto de Cassia ou Cascia em italiano), pequeno povoado da Itália. Região da Umbria.
Ela queria ser freira, mas os pais dela (Antônio e Amata) não concordaram e arrumaram um casamento com Paulo de Ferdinando, quando ela atingiu a idade de 18 anos. Ela não reclamou e aceitou a decisão.
Na verdade os pais dela já estavam velhos para gerarem um filho(a) e consideraram-na um presente de Deus.


Mas o marido daquela que viria a ser santa era um homem perdido. Era violento, envolvia-se com outras mulheres e sempre participava de bebedeiras.


Rita sempre orava por Ferdinando e nunca reclamava da violência que sofria. Após alguns anos, o marido transformou-se em um bom homem.
Mas os inimigos que ele fez quando da antiga vida mundana não o perdoaram e mataram-no.


Da união com Ferdinando 2 filhos, foram gerados. Eles queriam vingar-se da morte do pai , mas Rita orou para que isso não acontecesse, preferia vê-los mortos. Não queria eles pecassem.Foi o que ocorreu, pois uma doença ceifou a vida deles.
Tentou entrar para o Mosteiro de Santa Maria Madalena, mas as freiras ficaram com medo da paz no mosteiro ser quebrada, pois um dos membros da comunidade monástica possivelmente era parente dos assassinos de Paolo. Uma briga entre a família do Paolo e a família dos assassinos dele ameaçava estourar.
Rita Orou para os santos protetores dela e buscou apaziguar as famílias rivais. Conseguiu deles um documento que comprometiam-se a não mais brigar. Mostrou o documento para as freiras e conseguiu entrar para o mosteiro.
Também existe a versão de que as portas do mosteiro foram abertas milagrosamente para que ela entrasse, ficando as freiras constrangidas de recusá-la.
Ela rezava muito, se penitenciava e vivia de acordo com as regras agostinianas.Também ajudava os pobres e doentes da comunidade.
Depois de 20 anos de vida religiosa, foi dada a ela um presente singular de Deus. Ela queria sofrer o calvário que Jesus sofreu. Então na fronte dela foi transpassado um espinho resultanto em uma violenta ferida.
Por quinze anos ela sofreu com este estigma. As almas mais santificadas e contemplativas desejam sofrer as dores de Jesus, os estigmas de Cristo. Quando não possuem o estigma, utilizam-se de instrumentos como o cilício.


 Ela ficou confinada em uma cama, dependente da caridade das freiras, na etapa final da vida. Neste confinamento, ela recebeu a visita de uma prima que perguntou se ela desejava algo. Santa Rita disse que queria uma rosa, mas era inverno e a neve cobria os jardins. Não se esperava encontrar uma flor  com o tempo frio. Mas a prima ao chegar em casa, notou que uma rosa nascera no jardim. Uma única rosa, que foi levada a Santa Rita.

Santa Rita morreu em 22 de maio de 1457.


Obs.: Cássia é a tradução do italiano Cascia.


Não deixe de ler:








Nenhum comentário:

Postar um comentário