sábado, 2 de novembro de 2019

Acto heroico em favor das almas

Padre eterno! Em união com os merecimentos de Jesus e Maria, offereço-vos pelas almas do purgatorio todas as obras satisfactorias de toda a minha vida, como tambem todas as que fôrem em meu favor offerecidas depois da minha morte, pondo-as á disposição de Maria Ss., minha mãe celeste, afim de alliviar as almas por ella preferidas, para a maior gloria do Divino Coração de Jesus.

Qual é o quinhão cedido ás almas? Como se vê pela formula, offerecem-se neste acto heroico sómente as obras satisfactorias (essas, sim, todas!), portanto não as obras inteiras, mas só um quinhão, por assim dizer a terça parte de cada obra: a parte satisfactoria, Pois, cada boa obra tem um triplo valor:

Primeiro, de enriquecer-nos (valor meritorio), segundo, de satisfazer (pagar) as dividas dos peccados (v. satisfactorio), terceiro, de obter e pedir graças (valor impetratorio).

Pelo acto heroico faz-se doação tão só do valor satisfactorio de cada obra; os dous outros ficam ao doador, a saber: o valor meritorio que representa justamente a parte duradoura e mais preciosa, e o valor impetratorio.

Vantagens. 1. Thesouro no céo. A riqueza do homem no céo é formada pelo thesouro dos seus merecimentos, isto é, pelo valor meritorio das suas obras. Este, porém, é só um dos tres valores de cada obra, e só elle vae comnosco para o céo, constituindo o nosso dote e a nossa bemaventurança. Pois o valor satisfactorio gasta-se, pagando as dívidas do peccado; o valor impetratorio é passageiro. Evidentemente seriamos mais felizes e ricos, se pudessemos aproveitar tambem o valor satisfactorio para augmentar o tão precioso valor meritorio. É isto que conseguimos pelo acto heroico. Pois ao merito da obra accresce, neste caso, o merito da doação feita com tanta caridade, fé e fervor.

Além disso, póde-se ganhar todos os dias uma indulgencia plenaria [co. or.], e na segunda-feira mais outra, ouvindo a missa em suffragio das almas [co. or.].

2. Seguro contra o purgatorio, dando mais efficacia aos meios de evitar as penas temporaes. Pois, os (modos) caminhos para evitar o purgatorio são cinco: 1.o pagamento pelas obras satisfactorias (p. e. S. Sacramentos, missa, trabalho, soffrimentos, indulgencias) 2. a vida pura; 3. a oração, (de sorte que Deus, em attenção a ella, perdôa sem obra satisfactoria); 4. o augmento da graça e da dignidade e familiaridade sobrenatural; 5. titulo de merecimento, adquirido pelo exercicio de virtudes contidas no acto heroico (caridade, liberalidade, fé, esperança, amor a Deus).

Ora, pelo acto heroico só se sacrifica o primeiro caminho; restam portanto ainda quatro caminhos para evitar o purgatorio, que se tornam em virtude daquelle acto mais efficazes, porque Deus concederá mais graças para não commettermos peccados, attenderá com mais liberalidade ao nosso pedido de não sermos separados delle, e nos ha de considerar mais dignos de misericordia.

3. Juizo misericordioso. Deus é livre na medida dos castigos e póde perdoar tudo. Jesus Christo diz numa parabola que um creado insolvente foi completamente perdoado, apezar da sua enorme divida na quantia de 10.000 talentos (40 mil contos), mas foi condemnado immediatamente a pagar o ultimo ceitil, quando não quiz perdoar a um compenheiro a insignificancia de cem dinheiros ( cerca de 600$000rs). N.Sr. accrescenta, que o Pae celeste procede do mesmo modo. Ora, no acto heroico exerce-se uma caridade heroica, doando todas as satisfacções, todas as indulgencias para o allivio das almas. Por isso o doador achará, da parte do juiz, mjuita misericordia.

4. Advogados poderosos. Maria Ss. os santos anjos e os santos todos, tão honrados e alegrados pela libertação das almas, não deixarão de empenhar-se junto ao throno de Deus em favor do doador, para que não seja condemnado ao purgatorio, ou ao menos não soffra lá por muito tempo. 

Quem fizer o acto heroico, não precisa rezar sempre pelas almas; elle póde continuar nas suas orações e obras como qualquer outro christão: só a parte satisfactoria das suas obras é aplicada ás almas do purgatorio. Para isto é sufficiente, ter feito o acto uma vez. Não se exige que seja renovado todos os dias. Nem pe necessario rezar sempre por todas as almas do purgatorio. Pôde-se rezar tambem por uma alma determinada e apllicar a ella as satisfacções.

Fonte: ORAE - Manual completo de orações e intrucções religiosas. 1936. Pág. 383-386.

Nenhum comentário:

Postar um comentário