sábado, 2 de novembro de 2019

DIA DE FINADOS

Neste dia, tendo-se a Igreja alegrado hontem com os seus filhos no céo, compadece-se de todos os seus filhos que soffrem no purgatorio, offerecendo orações e sacrificios, mostrando assim que a Igreja triumphante no céo, a padecente no purgatório e a militante na terra são uma só Igreja, em que todo membro pode auxiliar o outro.

Esta verdade tão consoladora é e foi sempre artigo da fé catholica, que professamos nas palavras : ,Creio a communhão dos santos'. Auxiliamos os nossos saudosos defunctos pelas orações (rosário), indulgencias, esmolas e outras obras de caridade, mas mórmente ouvindo ou mandando dizer a missa, ao passo que monumentos sumptuosos e grinaldas nada lhes servem.

1. A santa missa pelos defunctos

2. A indulgencia plenaria. Toties quoties em favor das almas. Todas as vezes que alguem no dia 2 de novembro confessado e commungado visitar uma egreja ou capella publica e rezar cada vez segundo a intenção do papa seis vezes Padre Nosso, Ave Maria e Gloria ganha uma indulgencia plenaria applicavel somente ás almas do purgatorio. É bom applical-a a uma alma determinada. As visitas podem-se fazer por 36 horas, desde o meio dia do dia 1 de Nov. até meia noite do dia 2 de Nov.  Quantas lagrimas enxuga, e quantas dores allivia o christão que soccorre ás almas com indulgências!

3. As indulgencias. A misericordia divina não se contentou com dar-nos na confissão um meio de apagar a culpa do peccado e a pena eterna, mas facilita ás almas sinceramente arrependidas o cumprimento dos castigos temporaes que ainda restam, por meio das indulgencias, concedidas do thesouro da Igreja i. é dos merecimentos de Jesus Christo e dos Santos.

Chama-se indulgencia: a remissão das penas temporaes concedida fóra do sacramento; tem o nome de indulgencia plenaria, quando outorga perdão total; de indulgencia parcial p. e de 7 anos e 7 quarentenas, quando outorga o perdão das penas temporaes que alguem pagaria, se fizesse penitencia por 7 annos e 7 quaresmas , segundo a antiga disciplina da Igreja.

É muito louvavel ganhar as indulgencias, por ser isto uma prova da vontade séria de fazer penitencia pelos peccados, um signal da viva fé na efficacia dos merecimentos de Jesus Christo, signal de obediencia á autoridade ecclesiastica, a cujo poder o fiel se sujeita. De nenhuma forma as indulgencias são perdão dos peccados ou  dispensa de emendar a vida, nem ainda dispensa de fazer penitencia por outros meios.

Muitas indulgencias se pódem applicar ás almas do purgatorio, e quem fizer o acto heroico em favor das almas, póde ceder-lhes todas as indulgencias, embora concedidas só para os vivos.

Fonte: ORAE - Manual completo de orações i instrucções religiosas. 1936. pág. 381-386

Nenhum comentário:

Postar um comentário