domingo, 3 de novembro de 2019

IGREJA MATRIZ DE SENHORA SANT'ANA (AREIAS -SP)

























FOTOS ACIMA: AUTOR DO BLOG

O texto abaixo foi retirado do site belgian club



A construção da Igreja Matriz de Senhora Sant'Ana foi iniciada em 1792, mas o término só aconteceu em 1874. Abriga imagens de Sant'Ana, padroeira da cidade e de São Miguel, feitas em madeira. Foi considerada uma igreja grandiosa para epoca na região. Possue um suntuoso sino importado da Bélgica de um metro e meio de altura, de bronze, estanho, ferro, cobre e ouro que pesa 1.100 kg. Este foi doado à igreja pelo Major Manoel da Silva Leme em 1863. 
O sino anunciava acontecimentos locais e tocava em momentos importantes da história do Brasil: no fim da Guerra do Paraguai (1870) e da Guerra dos Canudos (1897), na assinatura da Lei Áurea (1888), Revolução de 1932, na entrada de D. Pedro II à então vila e quando a Princesa Isabel hospedou-se na casa da Família Pena.

MONTEIRO LOBATO

O escritor Monteiro Lobato se refere ao sino em um de seus livros, Cidades Mortas (p. 15).
"O silencio em Oblivion é como nas regiões articas: uma permanente. Não se compreende a segunda sem o primeiro. Ela a completa; ela o define. ... O velho inimigo do silencio em Oblivion sofre lesãos.... A frente desse grupo de Irreverencias está o Sino da igreja. Repicando missa aos domingos ou chorando a defunto, alegre ou funebre, é o Sino o mais violento perturbador do Silencio em Oblivion".

REFUNDIÇÃO

Infelizmente, causado por rachaduras, o famoso som do sino que se ouvia tão longe, deteriou-se nos anos 1970. Como neste periodo a preocupação com a restauração era mínima, foi decidido refundir totalmente o sino na cidade de Uberaba (MG). Por isto, no sino atual estão escritos o nome do bispo João Hipólito de Moraes (bispo de Lorena de 1977 até 2001) e do vigário José Leite de Lima. Hoje, infelizmente, o sino parou de tocar novamente.
Areias, em 1907, possuia ainda um carnaval famoso e as ruas eram iluminadas por lampiões a gás, de origem belga
Texto e Fotos: Marc Storms
Fontes
  • Entrevista com Padre Hudson Melo, vigário de Areias, em dezembro 2014
  • Circuito Turistico Vale Histórico. Sebrae SP.
  • Nascentes do Paraíba do Sul. - 4° edição. - 2013.
  • Velos caminhos da Serra da Bocaina: tropeiros e cafezais / Fadel David Antonio Filho. - Rio Claro : IGCE / UNESP, 2010. - ISBN 978-85-61203-08-5, p. 55
  • Belgian Club

Gosto muito do Vale Histórico, tem paisagens lindíssimas e uma riqueza histórica muito grande. Vale a pena conhecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário